Sobre o SIGRA ABC
O que é
O projeto Sistema de Gerenciamento de Riscos Ambientais do Grande ABC (SIGRA ABC) foi desenvolvido no âmbito do contrato FEHIDRO 285/18, EMPREENDIMENTO 2018-AT-COB-56.
A iniciativa consiste no desenvolvimento de uma solução tecnológica para o Sistema de Monitoramento das Microbacias Críticas do Grande ABC, como forma de complementar o CGE-ABC (Centro de Gerenciamento de Emergências ABC), que passou a operar de forma descentralizada, em nuvem, nos órgãos de Defesa Civil dos municípios, por meio dessa nova plataforma.
Quem desenvolve
A execução ficou a cargo do Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões em Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos (Lab-Sid) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e vinculado à Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH).
Propósito
O SIGRA ABC tem como objetivo aprimorar, complementar e automatizar o monitoramento hidrológico das microbacias críticas da região, parcialmente localizadas em áreas de mananciais, reforçando a prevenção de danos causados por enchentes e inundações nos municípios consorciados.
O projeto busca fortalecer a integração entre diferentes fontes de dados, como pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além de sensores e sistemas de telemetria do Sistema Integrado de Bacias Hidrográficas (SIBH) do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), atualmente SP Águas, e dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (SAISP).
Esses dados são reunidos e disponibilizados em uma plataforma unificada, que inclui modelos de alerta baseados em critérios estatísticos e com auxílio de inteligência artificial, também podendo gerar uma base de dados a partir do cadastro de ocorrências das Defesas Civis, além de ser um sistema de notificações automatizadas para apoiar a tomada de decisão dos gestores.